Relatos do Brazil profundo

Em 2014 recebi um email de alguém que vou chamar Miguel e que vivia no Brasil profundo.

Partilhava comigo no contexto do meu blog e dos artigos que tenho sobre Chi Kung, que à cinco anos atrás lhe tinham sido diagnosticados vários problemas de saúde relacionados com o coração.

Estando numa área isolada e sem recursos recorreu ao filho que partilhou com ele a única postura que sabia fazer, ver foto, a postura de abraçar o balão, como possível terapia e única que sabia.

Esta postura pode ser mantida de 1 minuto até ao tempo que é possível.

Habitualmente com a prática diária este tempo vai variar e estabilizar entre os 30 e os 90 minutos.

Apesar de não acreditar a vontade de, como referia, “não querer morrer” foi mais forte. Apesar de ser extremamente duro e das actividades mais desafiantes que realizou.

E investiu toda a sua energia neste processo e nessa postura, diariamente, até ao seu limite possível.

As semanas foram passando e a vitalidade pouco a pouco foi regressando.

Até lhe dar a possibilidade de cinco anos depois estudar e aprofundar mais a sua prática, criando mais variedade e deixar para trás os sintomas que o trouxeram a esta prática inicialmente.

Há 6 anos atrás durante 2 meses estive a uma hora de Pequim alojado numa academia que praticava este sistema onde abraçávamos a quietude durante 70 minutos de manhã e outros 70 tarde. Ai pude observar “coisas maravilhosas” sobre a arte do cultivo da quietude e os seus resultados a nível físico e emocional de quem aceitava o desafio.

O que me inspira na história do Miguel é a simplicidade de que um factor quando se lhe é dado a atenção devida pode operar grandes alterações em todo o sistema.

E se existe a tendência de utilizar muitas abordagens para mudar apenas um factor, também existe a utilização de apenas um factor para actuar na diversidade do que é vida humana.

E que independentemente da área da nossa vida pessoal, relacional ou laboral em que existam desafios fica a pergunta: Se tivéssemos como o Miguel apenas energia para mudar um factor no nosso ecossistema e dar-lhe atenção plena, qual seria?

Qual seria?

Boas práticas.

#regenerar #sustentabilidade #vida

Send this to a friend