Gerir o Stress

Com o Projecto Regenerar e sendo esta nossa atividade principal não estamos imunes ao stress, temos todos os desafios de uma conjuntura familiar, temos contas para pagar, uma empresa para gerir, alunos e pacientes para acompanhar e que mesmo vivendo no campo e num ambiente que pode ser considerado idílico temos também diariamente de estar atentos à dosagem e regulação de estímulos que o sistema nervoso está sujeito e que consegue suportar.

Partilho alguns elementos que funcionam connosco quer em conjunto quer isoladamente.

Não temos de realizar tudo, mas ter consciência de que existem e das possibilidades que eles criam quando são incluídos nas nossas vidas.

Treino: Criar momentos de prática formal, chi kung e meditação, mas observar também como estou sentado, se estou a mastigar conscientemente ou a respirar pelo nariz durante o dia. O treino está sempre ao nosso alcance.

Refeições: seguem o princípio, comer como rei ao pequeno almoço, como um nobre ao almoço e ao jantar como um pobre – a quantidade de alimentação á noite está diretamente ligada com q qualidade de sono.

Desconectar: Por períodos curtos de horas a períodos mais longos do dia. O princípio é do utilizar da forma o mais nutritivo possível a forma como utilizamos a nossa atenção.

Manter o espaço arrumado e funcional à minha volta: Confesso que gostaria de ser mais organizado, no entanto o acto de limpar e arrumar para pode ser um acto meditativo, que tem o poder de abrandar a velocidade do dia. Algo que funciona comigo é colocar um relógio com 25 minutos de trabalho sem distração seguido de intervalos de 10 minutos. Nesses 10 minutos levanto-me, arrumo e organizo pequenos elementos da casa.

Delegar o que consigo: Muito deste trabalho inclui decisões muito pessoais, mas alguns pormenores, embora pequenos, quando acumulados, podem fazer a diferença quando são direcionados para alguém. A equipa Regenerar está lentamente a crescer e se é para mim também um desafio delegar este tem sido também um percurso de aprendizagem.

Estes são algumas das estratégias que utilizo e que tenho vindo a refinar nestes mais de 20 anos de free-lancing.

Quais são as suas?

Boas práticas.

Send this to a friend