Marque 5 minutos num temporizador pode ser no telefone móvel, no tablet, no computador, no relógio de pulso, no forno da cozinha ou no despertador de cabeceira.
Coloque os pés à largura dos ombros, os braços ao longo do corpo, relaxe os joelhos e mantenha o olhar relaxado em frente.
Não está a tentar chegar a lado nenhum, não está tentar ficar mais saudável, inteligente ou com melhor aspecto do que aquele que já tem. Não está tentar ficar mais produtivo, mais relaxado, mais “Zen”, nem a tornar-se numa melhor pessoa do que aquela que já é.
Está em quietude. Sem estar doente numa cama, sem estar em frente à televisão, sem estar à espera do autocarro ou de ser atendido numa fila.
Está em quietude por sua própria escolha, voluntariamente a aproveitar o momento presente como ele é e como ele se apresenta.
Quando terminar os cinco minutos, massaje a face e mova o corpo suavemente. Pode espreguiçar-se se quiser.
Como seres humanos a quietude não nos pode ser retirada. Não é propriedade de qualquer pais, escola, religião ou comunidade esotérica.
É sua.
Mas se não iniciar essa busca, se não der o primeiro passo, ninguém a vai encontrar por si.
Boas práticas.
—
Para quem deseja continuar a prática do Chi Kung durante as “férias grandes”, compilei todos os vídeos de apoio à prática referentes ao trimestre de Abril a Junho de 2018 das aulas de Chi Kung Terapêutico em Braga. Estas aulas podem ser acedidas aqui com um valor promocional de lançamento até ao final deste mês.